quarta-feira, 9 de março de 2011

Resolução CFBio Nº 213/2010

Caros amigos, recebi este email, que por sinal já é um repasse, e gostaria de saber o que pensam sobre este tema e também para o conhecimento de todos. No email lembra que esse semestre começa a separação da biologia na UFC. Concordo em alguns pontos com o texto desse rapaz. E o que poderemos fazer?
Eis a íntegra:

Olá queridos parceiros Biólogos.
Não sei se todos estão sabendo da nova resolução do CFBio que podia se chamar "Licenciatura vs Bacharelado: Cada macaco no seu galho"
Trocando em miúdos, a resolução institui que Biólogo Licenciado não está apto a fazer pesquisas, apenas o Bacharel, mas salva algumas excessões (com complementação curricular e cursos com 3200 horas de conteúdo "biológico) e dá prazo até 2013 para validação desta resolução.
Até lá, cabe a quem esta se formando em licenciatura e tem vontade de fazer pesquisas, fazer complementação, o mesmo para as universidades que podem adequar a grade até a data estipulada.
Queria saber o que vocês acham desta resolução.
Sou Licenciado apenas, porém, parece, que quem se formou antes desta resolução, ainda tem direito à pesquisa, e quem se formar após ela, tem que correr atrás do prejuízo se quiser pesquisar. Logo, eu estaria "livre" desta "palhaçada".
Palhaçada, termo pesado, mas como biólogo registrado no CRBio de minha região e que atua com pesquisa, acho um absurdo.
Mesmo livre dessa, ao invés de ficar bem quieto em meu canto e olhar para o meu umbigo, prefiro questionar a todos, bachareis ou licenciados, e repudiar esta resolução.
Poxa vida, os biólogos já não tem problemas suficientes para resolver como as áreas de atuação constantemente usurpadas por profissionais de outras áreas, e ainda vem o CFBio ferrando (perdão pela palavra) os profissionais da própria classe?
Qual é a deles?
Bachareis que me desculpem, mas eu não ficaria indignado se por um acaso eu visse um Bacharel dando aula em alguma escola por aí. Então, não vejo motivos para a rejeição do licenciado para pesquisa.
Existem sim, cursos de Licenciatura que não propiciam qualquer incentivo ou lição para pesquisa, porém, não sejamos generalistas.
Meu curso por exemplo, foi noturno. Agora várias pessoas com certeza deve ter pensado "Putz, o cara fez curso noturno, vai poder pesquisar o que? Morcegos? Mariposas?".
Pois é, piadinha estúpida mas infelizmente é como alguns pensam.
Mas voltando, meu curso, NOTURNO, e eu desenvolvi um projeto de pesquisa para Inventariar um parque estadual, e o projeto decorreu perfeitamente.
Outro fator, por ser noturno, fiz 2 anos e 9 meses de estágio com 30 horas semanais na Embrapa, empresa brasileira de PESQUISA agropecuária. E não fiz estágio nesta empresa lessionando, atuei sim, novamente em PESQUISA. Ainda que não fosse a área de meu interesse, fiz apenas pela bolsa, estagiei por 2 anos e 9 meses, mais tempo do que muitos bachareis tiveram para desenvolver suas pesquisas na universidade. Este tipo de coisa não conta?
Lembrando que aparemente estou livre desta resolução por ja ter me formado antes de sua aplicação.
Sem contar que existem cursos de 5 anos, onde até o 4 ano o estudante sai Licenciado, e se fizer o 5 ano, sai bacharel, e em algumas universidades o 5 ano mau tem 1 semana de aulas, e o resto do ano fica apenas para a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (não obrigatório para licenciar-se).
Poxa vida, meu curso NOTURNO, fiz estágio em uma instituição de pesquisa, desenvolvi projetos na faculdade, e fiz um TCC (Obrigatório em minha faculdade para licenciar-se) com uma pesquisa sobre a população de Biguás (Phalacrocorax brasilianus) em um 4 lagos de minha cidade.
Poxa vida novamente! Em algumas faculdades pra ser bacharel basta fazer um TCC, logo, qual a diferença de minha formação por exemplo?
Claro, existem ótimas universidades por aí que o Bacharel não é só um TCC, mas pensem no exemplo que dei... se este profissional que fez o Bacharel (entenda ano de TCC) é capacitado, pq eu não seria, se fosse me formar após 2013?
Por esses e milhares de outros motivos, quero exprimir meu repúdio por esta resolução, mesmo sabendo que não mudará nada em minha atuação graças à minha graduação anterior a seu lançamento.
O que vocês acham?
Devemos (falo como Biólogo, seja licenciado ou bacharel, apenas Biólogo) nos curvar diante do que está acontecendo à uma classe que JÁ É FRACA por tanta intriga e síndromes de doutorismos, e segregar a atuação do Biólogo, limitando a atuação de dois tipos de formação nem sempre tão diferentes assim?
Acho que o que comprova a aptidão do biólogo à pesquisa é o que ele fez durante sua formação, e não o seu título.
Uma tiradinha aos que sofrem da sindrome do bacharel e acham injusto um profissional Licenciado atuar em pesquisa por ser um curso APARENTEMENTE mais fácil ou mais simples do que um Bacharel, como se fosse um "fura pedágio" para qualificação como pesquisador. Pensem bem, se vocês escolheram Bacharel, pode ter sido por não suportarem assistir milhares de aulas relacionadas à educação, logo, não é nada fácil se formar Licenciado. Talvez pela chatisse (estou sendo honesto) o curso seja muito mais complicado do que um Bacharel, ficar estudando LDBs não é nada agradável pra quem quer pesquisar.
E para finalizar, a injustiça é tão grande, q alguns licenciados fizeram licenciatura não por que quiseram, mas por talvez ser a unica opção de curso de Ciencias Biológicas na cidade ou região. E cá entre nós, nem todo mundo tem bom berço para ficar estudando fora às custas dos pais.
Um abraço a todos!
E queria o apoio para escrever uma carta de repúdio ao CFBio pois quanto mais profissionais assinarem, mais peso tem. Especialmente Bachareis que se simpatizarem e reconhecerem que Licenciados não são ameaças, e sim parceiros. Ameaças são os Engenheiros Ambientais, Agrônomos e etc.

9 comentários:

  1. concordo plenamente!estou cursando licenciatura e vou com certeza ser prejudicada com essa resolução.
    Diana

    ResponderExcluir
  2. Prezado,

    parabéns pela sua exposição no assunto!
    Estou justamente, estudando estas leis, porque, fui notificado a completar em horas par exercer a atividade que citou. Atuei muito tempo em pesquisa, mesmo antes de me formar, em áreas diversas, inclusive análise de DNA de plantas. Atuei durante muito tempo em empresas florestal no ramo da pesquisa e desde 2009 atuo na área de meio ambiente. Graduei em 2010, ainda vou ver se depois desta resolução. Na faculdade, noturna, fizemos diversas aulas de laboratórios, pesquisas de campo e tudo mais, porém terei de complementar 528 horas, Acho que na análise do currículo, foi entendido algumas disciplinas com sendo apenas aulas teóricas. Estou fazendo uma pós graduação em meio ambiente que acho que ainda não complementará. Assim fica difícil.

    Apoio que o licenciado possa atuar em pequisa da mesma forma que o bacharelado pode atuar como professor, que inclusive tive diversos na faculdade.
    Fernando.
    Imperatriz, MA

    ResponderExcluir
  3. Achei essa resolução um absurdo, e estou de acordo com tudo que disse.
    Assino em baixo.

    ResponderExcluir
  4. Depois que eu fiquei sabendo desta palhaçada me deu foi desânimo...
    :(

    ResponderExcluir
  5. Achei esta resolução de N°213/2010 um absurdo. Quer dizer que as pessoas que concluiram antes de 2013 tiveram a oportunidade de complementar e se dar bem, pondendo atuar em áreas de pesquisa, enquanto os que estipulassem a data, seriam apenas dignos de "sonhar" nessa atuação.
    Sou estudande de licenciatura, e com a impolgação que tive para entrar no curso; agora há uma frustração em cursa-lo. Os mesmos direitos que um licenciado teve antes dessa resolução, como direito do aluno, nós também devemos ter.
    Tenho certeza que essa resolução, para alunos de licenciatura se tornou um prejuízo, não é atoa que os mesmos estão indignados.
    Como essa resolução poderá ser modificada?Haverá possibilidades? Preciso que o CFBio compreenda isso, pois alunos novos que se formarão após esta data também devem ter os mesmos direitos e poder cursar com orgulho em prol de um futuro mais digno.

    ResponderExcluir
  6. Sou coordenador do curso de biologia da unifal-mg, e gostaria do contato do redator dessa carta. Pretendemos discutir essa resolução no curso semana que vem, e quero encaminhar essa carta para fomentar o debate entre os alunos. Fico no aguardo!
    Thales (thales_trez@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir