quarta-feira, 14 de julho de 2010

ELEITORES BRASILEIROS PRIORIZAM VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO

Recebi mensagem virtual de amigo e leitor nosso, colega também professor. Mais um indignado com o desmonte da educação pública por conta dos inúmeros "equívocos" cometidos por projetos esdrúxulos de governos descomprometidos com esta nobre causa e a seqüência de ataques à profissão dos profissionais da educação. Vejamos o que nos diz tal mensagem:

Em pesquisa qualitativa, realizada com eleitores de todo o país pelo Ibope no dia 17 de junho de 2010, revela que a população brasileira, clama e pede que a valorização do magistério seja a principal política educacional a ser efetivada pelo estado brasileiro.

A pesquisa mostra que 46% da população reivindicam essa medida, 29% reivindicam melhoria dos equipamentos das escolas existentes, 28% reivindicam a criação de escolas profissionalizantes, 28% reivindicam segurança nas escolas, 26% reivindicam ampliação das redes escolares públicas e finalmente 26% reivindicam a melhoria da capacitação dos trabalhadores da educação. Em 1999, em uma pesquisa realizada pela CNTE, denominada de Retrato da escola, onde estas constatações já eram verificadas. 50% dos entrevistados nesta pesquisa acharam muito baixos os salários dos profissionais da educação e reivindicaram também a melhoria na qualidade do ensino público, desde a infraestrutura até a formação continuada dos trabalhadores da educação pública.

O presidente Lula ouvindo a categoria e o povo já deu o grande exemplo de valorização do magistério brasileiro quando deu o piso salarial dos professores através da Lei 11.738 e quando construiu várias escolas técnicas em todo o Brasil.

Infelizmente o nosso grande presidente Lula é boicotado pela maioria dos governadores e prefeitos de todo Brasil,quando se negam a pagar o piso salarial aos seus professores,mesmo sabendo que o dinheiro não é problema, pois o presidente Lula garante o repasse de complementação de recursos aos municípios que não tiverem condições de pagar o piso.

Teve até alguns governadores, inclusive o do Ceará, Cid Gomes, que entraram no Supremo com uma Ação direta de inconstitucionalidade (ADIM) contra o piso dos professores. Esses governadores deveriam enxergar que inconstitucional é o baixo salário dos professores e a corrupção desenfreada instalada em nosso país.

É preciso que as administrações estaduais e municipais de todo o Brasil implantem e paguem urgentemente o piso salarial dos professores, de modo que a Lei 11.738(PISO DO MAGISTÉRIO) seja respeitada, de modo a corrigir as injustiças cometidas com os nossos educadores, que eles sejam realmente valorizados com o piso salarial digno e com um plano de cargos e carreira, com carreiras devidamente estruturadas e dignas para o bom desempenho da profissão.

Estas pesquisas mostram que o povo já conhece a situação salarial caótica em que se encontram os educadores brasileiros, e sabem que é preciso que os políticos que administram os estados e os municípios brasileiros quitem imediatamente está dívida histórica com o magistério brasileiro. Pois somente deste modo é possível garantir um desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental sustentável. Sem valorizar o educador jamais se terá uma educação de qualidade.

É preciso seguir os exemplos de outros países, onde a valorização do magistério é priorizada, como é o caso da Finlândia. Segundo Reijo Laukkanen,um dos membros do Conselho Nacional da Educação da Finlândia,que deixou os ouvintes estupefatos,de boca aberta na 17º edição da Educador Educar.Tudo porque relatou que,em seu país,é preciso ter mestrado para lecionar,desde a educação infantil.O conselheiro disse que os bons resultados do Pisa é obtido através de uma conjunção de políticas,como investimento em formação,valorização e a liberdade docente.E lembrou que o bom desempenho finlandês na educação não pode ser associado à adoção de tecnologias nas escolas,já que o país ainda discute caminhos para inserir o aparato tecnológico em sala de aula.



Paulo James Queiroz Martins

Representante da APEOC em Maranguape

Nenhum comentário:

Postar um comentário