sábado, 13 de março de 2010

Sobre o "Eco jeans"



Navegando na internet encontrei uma postagem em "Verdade Inconveniente' de galileu.globo.com referente ao ‘Eco jeans’ sob o título Eco jeans emite 9 vezes mais CO2 que despertou de pronto minha curiosidade.

A postagem de sexta-feira, 12/3/2010, auto-rotula-se uma análise de especialista de Felipe Pontes com ilustração de Roberto Morgan e Daniel das Neves.

A curiosidade firmou-se por conta de, em fevereiro deste ano, a marca carioca de roupas TriStar haver causado um grande rebuliço na mídia ao trazer para o país um jeans autolimpante. Esta novidade trás em seu bojo um velho desejo, principalmente das queridas femininas, um adeus às máquina de lavar, aos ferros de passar, sabões e litros de água graças ao milagre prometido no refrigerador. Sim, pois a idéia é que se a sua calça sujar, coloque-a no congelador mais próximo, envolvida em um saco plástico e em 24 horas ela estará, como em um passe de mágica, limpa outra vez.

O que o "Verdade Inconveniente" publica é se o jeans cumpre seu rótulo de apelo ecológico já que intitula-se ‘Eco Jeans’ que pela empresária Jandira Barone, dona da TriStar, a peça tem seus méritos. O algodão usado é orgânico, o tingimento é menos nocivo ao meio ambiente e o amaciante industrial usado na fábrica é biodegradável. Na postagem, a empresária insiste “Nosso apelo é totalmente ecológico, todos nós tempos que fazer alguma coisa para ajudar o planeta!”.

Para saber se “lavar” no congelador é melhor pra natureza, a equipe da Verdade Inconveniente lançou mão algumas informações técnicas, cedidas gentilmente pela Jandira, e usou o cálculo da Dra. Aglair Celestino, bióloga inventarista da Carbondown, para montar uma tabela comparativa.

Os números revlam que o método de limpeza da calça autolimpante emite quase 9 vezes mais CO2 do que o velho jeans tradicional. Isto não é nada animador para o nosso planeta.

Particularmente, entendo que é uma idéia que deve ser mais estudada pois esta é a tendência normal. A primeira máquina a vapor moderna inventada por James Watt não era estas maravilhas, desperdiçava muita energia (rendimento baixo) e altamente desconfortável.

Acredito ser este um ponto de partida para não abrirmos mão deste bem tão util e popular.
A minha sugestão é que os amigos leitores busquem ler o texto pois o mesmo é rico em detalhes e muito atrativo. Para tanto basta clicar aqui.

Pelo menos valeu a iniciativa, a preocupação com o público usuário do maravilhoso jeans e tão pesado na hora de lavar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário