sábado, 30 de janeiro de 2010

Duplicação de institutos federais, mais empregos

Conforme publicado no sítio do mec, na próxima segunda-feira, 1º de fevereiro de 2010 , o presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugura, de forma simultânea, 78 escolas federais de educação profissional, contemplando todas as regiões do país.

Certamente, além do benefícios educacionais, significa mais empregos para os brasileiros profissionais da educação e para demais profissões inerentes a uma escola deste porte. além de melhor qualificação educacional, emprego e renda para o município em que estas escolas são instaladas.

Com as 63 escolas já entregues desde o início de seu governo, o número de unidades da rede federal está sendo duplicado. Até 2002, a rede contava com 140 escolas. A cerimônia será realizada no Brasília Alvorada Hotel, em Brasília, de onde será transmitida para todo o país pelas TVs MEC e NBR, a partir das 17h.

As novas escolas são fruto da política de expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica, implantada em 2005. Outras 99 estão em obras e devem ficar prontas até o final do ano. O número total de escolas de educação profissional chegará a 380 até o final do ano, com mais de 500 mil vagas. Os investimentos ultrapassam a casa de R$ 1,1 bilhão.

As 78 escolas inauguradas nesta segunda-feira representam um investimento inicial de R$ 175 milhões, entre construção, equipamentos e mobiliário. Dessas 78 unidades, 32 já estão em funcionamento, com mais de 8 mil estudantes matriculados. As demais começam a funcionar a partir de março. Quando estiverem em pleno funcionamento, essas novas escolas poderão atender juntas a quase 100 mil alunos com cursos técnicos, licenciaturas e superiores de tecnologia.

Institutos – Desde 29 de dezembro de 2008, os centros federais de educação tecnológica (Cefets), as unidades descentralizadas de ensino (Uneds), as escolas agrotécnicas, as escolas técnicas federais e algumas escolas vinculadas a universidades deixaram de existir para formar os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. São 38 institutos presentes em todos os estados, oferecendo ensino médio integrado, cursos superiores de tecnologia e licenciaturas. Também integram os institutos essas novas escolas, chamadas de campi, que estão sendo entregues dentro do plano de expansão da rede federal.

Concursos – Para garantir o funcionamento das novas escolas, os institutos federais realizarão concursos públicos para contratação de professores e técnicos administrativos. O Ministério do Planejamento já autorizou a abertura de concurso público para a contratação de 8,9 mil profissionais de educação, sendo 5 mil professores e 3,9 mil técnicos administrativos. Os cargos foram aprovados pelo Congresso Nacional.

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14964/30/01/2010/19:42/Assessoria de Imprensa da Setec

Nenhum comentário:

Postar um comentário