terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Dia 11 de janeiro, o “Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos”


Neste dia 11 de janeiro de 2010 (ontem), o “Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos” não percebemos muito alarde os meios de comunicação emuito menos no seio escolar apesar se, aqui em Fortalza, ainda estarmos em atividade letiva.

O cuidar do planeta é fundamental. Há uma extrema necessidade de sermos educados para que possamos ter uma cultura sólida no sentido de entender que a qualidade de nossas vidas e as dos nossos descendentes está diretamente ligada à qualidade, o equlíbrio, de nosso palneta.

Temos que sair da máxima de que “se não estão vendo posso fazer”, tipo assim como usado pelos humoristas “não cobiçar a mulher do próximo, quando o próximo está próximo” ou ainda tipo “se não me aringe, tudo bem” e certamente a escola é o componete da sociedade mais apropriado para implementar esta cultura. Assim mais uma vez sobra para a escola. Más não foi e não será para ela que serão alencados os recursos para se cumprir estas metas. Mais uma vez os professores não serão capacitados neste direcionamento.


Concordo plenamente com o que está afirmado no trecho do preâmbulo da “Carta da Terra” (Do livro de Leonardo Boff: Do icberg à arca de Noé – O nascimento de uma ética planetária.rio de Janeiro: garamond, 2002. p. 148 e 149) quando afirma que “Os padrões dominantes de produção e consumo estão causando devastaçao ambiental,redução dos recursos e uma maciça extinção de espécies. Comunidades estão sendo arruinadas. Os benefícios do desenvolvimento não estão sendo divididos equitativamente e o fosso entre ricos e pobres está aumentando. A injustiça, a pobreza, a ignorância e os conflitos violentos têm aumentado e são causa de grande sofrimento. O crescimento sem precedentes da população humana tem sobrecarregado os sistemas ecológicos e social. As bases da segurança global estão ameaçadas. Essas tendêcias são perigosas, mas não inevitáveis.”


Entendemos como fundamental o que encontramos na referência da Carta da Terra no final do mesmo livro (p. 159) ao afirmar “Para construir uma comunidade global sustentável, as nações do mundo devem renovar seu compromsso com as Nações Unidas, cumprir com suas obrigações respeitando os acordos internacionais existentes e apoiar a implementação dos princípios da “Carta da Terra” como um instrumento internacional legalmente unificador quanto ao ambiente e ao desenvolvimento.”


Enquanto diretor de escola da educação básica (por oito anos em duas instituições) argumentávamos junto à comunidade escolar a necessidade de termos como bússola de nosso PPP (Projeto Político Pedagógico), do PDE (Plano de Desenvolvimento da Escola), do PTA (Plano de Trabalho Anual), do RE (Regimento Escolar), da GIDE (Gestão Integrada da Escoa) e de outros documentos escolares de planejamento a “carta da Terra”. Foi trabalhoso. Pessoas da comunidade escolar se desdobraram trabalando inclusive, em várias oportunidades em horários e dias não remunerados, o que certamente é incebível, mas tivemos frutos enormes observados a olhos nus nos resultados dos alunos, na deslumbrância das semanas culturais bem como nas culminâncias dos projetos desenvlvidos.


A escola para cumprir seus objetivos necessita muito que seus professores tenham tempo suficiente para planejar e adiquirir os conhecimentos necessários à execução de suas atividades com esmero.
Alguns pensarão que saí do foco do tema. Na verdade tento argumetar que esta mazela do uso indiscriminado dos agrotóxicos não se resolverá com opressão, fiscalização, policiamento. Estes instrumentos servirão apenas como um paliativo para dar uma satisfação à sociedade e talvez para justificar gastos públicos e até talvez com fins eleitoreiros. É na escola que está a solução. É dando condições de trabalho e melhorando sua qualidade de vida do profissional da educação que teremos uma luz no fim deste longo e tortuoso túnel.


O que vemos são ações contrárias.O piso do professor não saiu, é um eterno engodo. Os seus Planos de Cargos e Carreiras foram surrupiados e estão sem efeito.

Que em 2010 os bons fluidos iluminem nosso políticos.



Alguns endereços importantes

- http://www.mma.gov.br/ sitio/ index.php? ido = ascom. noticia MMA & idEstrutura = 8& codigo = 5491
- http://goncalodecarvalho.blogspot.com/ 2010/01/dia-do-controle-da-poluicao-por.html
- http://www.consciencia.net/ecologia/agrotoxicos.html
- http://giselebundchenblog.blogspot.com/2009/01/dia-do-controle-da-poluio-por.html
- http://mostratuakara.blogspot.com/2009/01/dia-do-controle-da-poluio-por.html
- http://www.embrapa.br/imprensa/noticias/2008/janeiro/3a-semana/sistemas-alternativos-permitem-reduzir-impactos-com-agrotoxicos/
- http://poavive.wordpress.com/2010/01/11/poluicao-por-agrotoxicos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário